A Filosofia e o Problema da sua definição:
O que é, afinal, a Filosofia?
Qualquer destas questões suscita respostas que decorrem já de uma determinada posição filosófica e, por isso, só no interior dessa mesma posição ganham sentido e coerência.
Assim, ao colocarmos estas questões deparamo-nos com uma diversidade de respostas possíveis, nem sempre conciliáveis - que conduzem ao reconhecimento de que a definição da filosofia não é uma tarefa fácil -já que necessariamente deve reconhecer que essa unidade procurada terá que admitir, à partida, a própria diversidade do pensar filosófico ao longo da história.
Porque é que isso acontece?
Poderemos agrupar, pelo menos, em duas ordens de razões, a resposta à questão colocada:
- A ambiguidade do próprio conceito de filosofia.
- A subjectividade inerente à prática filosófica enquanto prática teórica.
ACTIVIDADE:
"Definir a filosofia é enfrentar, de imediato, a um problema filosófico".
- justificar a afirmação.
Identificar alguns aspectos que traduzem a especificidade desse problema.
2 comentários:
É impossivel definir algo que não tem definição...
O filosofo será sempre aquele que tem a capacidadede ir paa além do aparente, e de se espantar continuamente com a realidade que o rodeia.
Oestudo da filosofia vai, por isso, possibilitar uma nova atitude perante nós e o mundo. Partindo das nossas próprias experiências, vamos á descoberta de novas prespectivas e de novos olhares, vamos para além do aparente, daquilo que é imediatamente dado, vamos libertar-nos da força do hábito e dos perconceitos, vamos problematizando o real .
Postar um comentário