domingo, 25 de março de 2007

Caminhando no Programa...Filosofia/ 10º - (1)

" PARA NOS TORNARMOS BONS FILÓSOFOS PRECISAMOS UNICAMENTE DA CAPACIDADE DE NOS SURPREENDERMOS..."

" (...) Segundo um filósofo que viveu há mais de dois mil anos, a filosofia surgiu da capacidade que os homens têm de se surpreender.O homem acha tão estranho viver que as perguntas filosóficas surgem por si mesmas:
(...) - Como se formou o mundo? Haverá uma vontade ou um sentido por detrás daquilo que acontece? Haverá vida depois da morte? A existência humana terá alguma singularidade que a distinga da existência biológica de todos os outros seres?
Pensa no que sucede quando observamos um truque de magia: não conseguimos perceber como é possível aquilo que estamos a ver. E perguntamo-nos: como é que o ilusionista conseguiu transformar dois lenços brancos de seda num coelho vivo?
Para muitos homens o mundo parece tão inexplicável como o coelho que um ilusionista retira subitamente de uma cartola até então vazia.
No que diz respeito ao coelho, percebemos claramente que o ilusionista nos enganou. O que pretendemos descobrir é como nos enganou. Quando falamos sobre o mundo, a situação é diferente. Sabemos que o mundo não é pura mentira, uma vez que nós estamos na Terra e somos uma parte do Universo. Na verdade, somos o coelho branco que é retirado da cartola. A diferença entre nós e o coelho branco é apenas o facto de o coelho não saber que participa num truque de magia. Connosco passa-se de modo diferente. Sentimos que tomamos parte de algo misterioso, e gostaríamos de esclarecer de que modo tudo está relacionado.
P.S. No que diz respeito ao coelho branco, o melhor é talvez compará-lo com o conjunto do Universo. Nós, que vivemos aqui, somos parasitas minúsculos que vivem na pele do coelho. Mas os filósofos procuram trepar os seus pêlos finos, de modo a poderem fixar nos olhos o grande ilusionista".
Gaarder, Jostein , O Mundo de Sofia ( Adaptado)
Tópicos de Reflexão:
  • Relacionar o extracto final do texto (Post Scriptum) com a totalidade da sua mensagem.
  • Identificar (caracterizar) a personagem do " Grande Ilusionista".
  • Atribuír um título ao texto.

Nenhum comentário: