terça-feira, 23 de outubro de 2007

Projecto Curricular de Turma 11º ano: Galeria de Imagens

Guerra do Vietname: A Fuga dos Inocentes.
A Geração Hippie começou por ser o resultado de um movimento contra o recrutamento de jovens americanos para a Guerra do Vietname, até atingir as dimensões de um verdadeiro Movimento de Contra-Cultura.
O "Carrocel" das Gerações: O que move as Gerações?
A Geração Hippie das décadas de 60 foi a primeira que teve a ousadia de lutar contra a hipocrisia e a corrupção reinantes, contra as convenções, contra a Guerra, elegendo o Pacifismo como forma privilegiada de combater a conflitualidade e as guerras feitas à margem da vontade dos Povos, em nome de interesses ocultos e do poder das elites.O que resta, hoje, dessa herança e dessa Utopia que eles, à sua maneira, teimaram em construír?

CARTAZ do WOODSTOCK : a Festa do Rock e da Música de Vanguarda
Paz,Liberdade,Irreverência,Evasão,Amor e Música- os Ideais e os Símbolos de uma Geração : a geração Hippie (anos 60)
"Caravana" preparada para o Festival do Woodstock (anos 60)

A Estética hippie

Graffitis nómadas: a vida errante pelas estradas do Mundo
" Casamento" Hippie no Festival do Woodstock: (a crença no fim de todas as convenções)

Esperando a música: Festival do Woodstock anos 60
Que forças ocultas movem as Gerações? O que é que as une e as separa?

Será a Consciência? A Ideologia? A(s) crença(s) ou... a falta delas?
" Cogito ergo sum" (Descartes). Se a Consciência é a sede das Ideias,o que é, afinal, a Consciência?

Estudos de fisiologia/óptica: fusão das imagens (Descartes séc. XVII)

INSTRUÇÕES (P.C.T.)
O Trabalho de Projecto que vos proponho desenvolver no presente ano lectivo intitular-se-á “ Ideário” e pretende-se que os Grupos de Trabalho que viermos a constituir, sejam capazes de seleccionar uma Ideia ou uma grande descoberta dos domínios da Ciência ou da Filosofia e a materializem, construindo um Objecto que as represente, dando “corpo” a essa Ideia
.
Para a produção desse objecto, poderão reutilizar materiais que já não têm qualquer utilidade ou aplicação (embalagens vazias dos mais diversos produtos, cartões, caixas de sapatos, objectos de plástico ou de vidro, lâmpadas fundidas, caixas de ovos, contas de colares velhos, peças velhas de jogos Lego ou de outros jogos, brinquedos velhos (bonecos/bonecas para representar personagens) plasticinas ou pastas de moldar, CDs velhos, discos de vinil, tinteiros gastos de impressoras, etc, etc, enfim, totalmente ao sabor da vossa imaginação e criatividade).
Se dos trabalhos finais resultarem composições ou instalações interessantes, poderemos expô-los na Escola ou no decurso da Feira Pedagógica, esperando que sejam tão bem sucedidos como os do ano lectivo transacto.
A Galeria de Imagens que aqui vos apresento, pretende apenas servir de sugestão e inspiração para o vosso trabalho. São ideias e descobertas do âmbito da Filosofia e da Ciência, mas poderão seleccionar outras, diferentes daquelas que esta Galeria vos apresenta, dentro das mesmas áreas (Filosofia e Ciência).
Os Trabalhos de Grupo deverão estar concluídos nos finais de Abril.


Qual foi a verdadeira Torre de Babel? As Torres do Inferno do 11 de Setembro em Nova York, ou a verdadeira e mítica Torre de Babel? Afinal os Mitos são, por vezes, antevisões do Futuro?
A era dos dirigíveis: 1º Zeppelin deslizando no céu


Conexões lógicas:como funciona o Pensamento


Newton "viu O Invisível" na simples queda de uma maçã


Grandes génios: Einstein

ECOPLANETA: nostalgia do passado ou miragem do Futuro?
VÍRUS DA SIDA
O Vírus da Sida é uma "anémona" assassina


Viva a Biodiversidade!A Vida é COLORIDA !
A VIDA É AZUL

O Olho do Nada inquieta-nos! E, talvez por isso, procuramos o Ser.
O que é o Nada? O NADA é a Insuportável Ausência de Ser :
O NADA é o Vazio no seio do Ser:
O Nada é Vertigem:

Porque temos horror ao Vazio ?
Pânico Mesmo!

" O Inferno são os Outros" ( Sartre:Filósofo contemporâneo). Na grande massa humana dilui-se a nossa Individualidade. O que é o Indivíduo?

O Desespero, o Tédio e a Angústia são sentimentos inevitáveis da existência de um ser pensante...


A Náusea de existir:
O Tédio é Cinzento, o tédio dói, o tédio destrói, o tédio Corrói !...

Não penses, Existe , simplesmente!


A Angústia de Existir!
" Ser ou não ser, Eis a Questão" (Shakespeare)


OUÇAM-ME !... Eu quero Ser!

Existências? Em projecto? Já são, ou... ainda não são?
O nascimento do Homem ( pintura : Salvador Dali)
O que é, afinal, a Existência? O que é Existir?

O que é a Ciência? É a vã(?) tentativa do Homem para conhecer a Realidade. É uma construção da Racionalidade humana em permanente transformação e crescimento. O Progresso da Ciência não nos devolve a tranquilidade, a segurança, mas a imagem de uma Realidade cada vez mais complexa: quanto mais aumenta o conhecimento, mais se adensa o Mistério da Realidade.

Reflexão da Luz: Espelhos (O que os nossos olhos vêem e a Razão pensa)
Esquema da reflexão da luz:

Reflexão da Luz: prisma
Antes da Ciência o magnetismo era mágico: magnetismo da Terra 1 :
MAGNETISMO 2 :
Magnetismo 3 :

Primeiros protótipos técnicos/ Máquinas de Leonardo da Vinci: Bicicleta
É tão bonita que apetece repetir!


Asas de Voar, asas de Crescer ...
Asa (Leonardo da Vinci)

Tanque de Guerra (Leonardo da Vinci)

Primeiros estudos/esboços de anatomia: Leonardo da Vinci
Gestação: (Leonardo da Vinci)

O Conhecimento é como uma Árvore: o seu tronco é a Física(Descartes)

Galileu: O " Iluminado"

Anéis de Saturno: (Galileu)
Fases da Lua (Galileu)

Desenho da superfície da Lua (Galileu)


Luneta de Galileu
Microscópio (Galileu)

Cálculos da experiência do Plano Inclinado (Galileu):
Bases matemáticas para a formulação da Lei do Movimento Uniformemente Acelerado (Lei da Física)

Estudos do Movimento:Experiência do Plano Inclinado (Galileu)


Teoria da Gravitação de Newton:
Leis de Kepler:


Cosmovisão Heliocêntrica de Kepler:


A Cosmovisão Geocêntrica aristotélica - ptolomaica (Aristóteles e Ptolomeu)
O Geocentrismo é também homocêntrico (Homem no centro):

A esplêndida "geometria" do Átomo :

ESPIRAIS: Hélice do ADN
Tornar "simples" o que é complexo, é a árdua missão do homem de Ciência

Espirais de ADN(DNA) : a ordem na aparente desordem da diversidade biológica


A Sublime e longínqua espiral da Via Láctea:


A CONQUISTA DO ESPAÇO:
Aparição da Terra levitando sobre a superfície lunar: o que Galileu,Kepler,Copérnico e outros génios nunca viram.

CONQUISTA DA LUA :

A conquista do Espaço (o Espaço também já é propriedade de alguns?)

Os Espiões do Universo ( Sputnik - 1º Satélite artificial:U.R.S.S.):

Foguetão de lançamento do Sputnik:


A ERA DA INFORMAÇÃO: Informação é sinónimo de Conhecimento?

A MARAVILHOSA(?) Invenção: O Computador
As horas de "lazer" e a ilusão de liberdade que "ele" nos dá!
Retira-nos horas do viver e conviver e amarra-nos às árduas tarefas do quotidiano.Entra-nos em casa sem pedir licença e envia-nos trabalho por mails. Ele é, de facto, a máquina que triunfou e que servindo-se da nossa liberdade e da nossa privacidade, nos Escraviza. O Simplex do Século é, afinal, muito "Complex": quantos de nós é que atira para o desemprego e para o trabalho precário? Quantos braços humanos são substituíveis e dispensados pela crescente sofisticação da robótica?

Sistema GPS: Os Espiões "eles espreitam-nos" em todo o lado: são os Big Brothers que navegam pelo Universo.


A CONSCIÊNCIA:
Tornou-se um "lugar comum" dizer-se que a Consciência é a sede das Ideias. Mas o que é a Consciência? Consciência do Ser, do Nada, do Mundo, de nós, da morte?
Consciência Zangada ? Consciência Amputada?
Consciência Lúcida? aquela que desbrava (ou julga entender) as profundezas e os mistérios da Realidade? Consciência luminosa? Consciência saudosa?
Luz que incendeia a Inteligência e aclara o espírito?


A MAÇÃ de Newton







Ao longo da história do conhecimento, as Grandes Ideias ou Intuições, foram o motor da sabedoria e da Ciência.

A Alegoria da Caverna- Texto da obra: A República de Platão
(filósofo grego)
Só pela atitude de espanto e de interrogação face ao mistério da Realidade, é que o Homem se libertou da ignorância e atingiu o conhecimento racional. Primeiro, através da Filosofia , posteriormente através das conquistas da Ciência.

O homem da Caverna é um Prisioneiro das sombras da Ignorância.
Só o conhecimento nos liberta da cegueira da ignorância.

A CAVERNA de Platão (Séc.IV a.C.)
“ Se queres alcançar o verdadeiro conhecimento, terás que libertar-te das trevas da Caverna e ver o que é invisível aos olhos dos ignorantes”. (Platão)
Para Platão, o homem que confia nas imagens que os seus sentidos lhe devolvem, será como um «prisioneiro da Caverna» que confunde as Sombras com a Verdade.
Assim também Newton viu na queda visível da maçã, a Verdade invisível aos olhos do comum dos mortais. Os grandes génios da ciência e do conhecimento, foram aqueles que conseguiram “ver” o Invisível: o que escapa aos olhos e aos sentidos e que só é captado pela Razão (racionalidade). Se assim não fosse, Newton também só teria visto uma simples maçã que cai e nada mais !
O ESPAÇO E O TEMPO:
O Tempo e o Espaço são as condições a priori de toda a Experiência possível. Tudo o que acontece, acontece na ordem do espaço e do tempo. Kant (filósofo séc. XVIII)

Big Bang: o Tempo antes de todo o Tempo...
... O Tempo ancestral, o Tempo sem Tempo...

Leis de Lavoisier: a Mudança e a Conservação :

AS HORAS: O TEMPO que se deixa(?) medir:
A lei do tempo é a lei da mudança: no tempo, "tudo muda nada permanece..." (Heraclito de Éfeso - filósofo grego pré-socrático)
Pintura: A Persistência da Memória (Salvador Dali)
O que é o TEMPO ?

O Tempo corre, inexoravelmente e escapa-nos. Captura-nos sempre,com as Leis da Transformação, do Desaparecimento e da Morte.
O ser que se transforma (no tempo) continua sendo o mesmo ? Como?
... Se cada fase implica a negação do estado anterior?
METAMORFOSES DE UM BESOURO:









































































































quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Regras dos Silogismos : Fado do Silogismo(Mnemónica)




Agora que acabámos de aprender as regras para a determinação da validade dos silogismos e sua aplicação na resolução de exercícios, apresento-vos uma mnemónica que intitulei "fado do silogismo" e que pretende, como todas as mnemónicas, facilitar a apreensão do conteúdo das regras. A letra deste "fado" ou "canção" pode ser memorizada através de qualquer música que a ela se adapte. Aqui vai uma sugestão:
Experimentem fixar as regras com a música do Fado de Carlos do Carmo: " Canoa".
Fado do Silogismo:
1ª regra: 3 termos e só 3 termos o silogismo terá
2ª regra: mais amplo do que nas premissas, nenhum dos termos será
3ª regra: o médio no consequente, não tem entrada legal
4ª regra: uma vez, pelo menos, tem de ser universal
6ª regra: se cada premissa afirma, a conclusão também
7ª regra: a conclusão segue a mais fraca
5ª e 8ª regras: duas fracas não convém.
Espero que esta mnemónica vos ajude no vosso estudo . Bom Trabalho!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Dossier 11º Ano / Silogismos



COMPOSIÇÃO DOS SILOGISMOS:

Os silogismos são argumentos dedutivos (dedução silogística). Compõem-se por 2 premissas e uma conclusão que, em caso de validade do raciocínio, deriva logicamente das proposições antecedentes.Existe, portanto, um nexo formal entre as premissas e a conclusão quando o argumento é válido.
A premissa maior contém o termo maior e é a 1ª premissa.
A premissa menor: termo menor e é a 2ª premissa.

TERMOS DOS SILOGISMOS:
Um silogismo válido, regular e na sua forma canónica contém 3 termos:
O termo maior (T) - é aquele que ocorre na premissa maior e é predicado na conclusão.
O termo menor (t) - é aquele que ocorre na premissa menor e é sujeito na conclusão.
O termo médio (M) - é aquele que ocorre nas premissas e nunca ocorre na conclusão.

MODO DOS SILOGISMOS:
O modo de um silogismo é determinado pela qualidade e extensão das proposições que o compõem ( premissas e conclusão).
Exemplo:
Nenhum herói é cobarde
Alguns soldados são cobardes
(Logo) alguns soldados não são heróis

Neste exemplo o termo maior (T) é heróis
O termo menor (t) é soldados
O termo médio (M) é cobardes


Por sua vez, o modo deste silogismo é: E I O

(letras que correspondem ao tipo de proposições que o constituem: uma universal negativa, uma particular afirmativa e uma particular negativa).

FIGURA DOS SILOGISMOS:
A figura de um silogismo é determinada pela ocorrência e funções do termo médio (M) nas premissas.
Assim,existem 4 figuras possíveis:
1ª Figura - S/P - o termo médio é suj. na premissa maior e pred. na premissa menor.
2ª Figura - P/P - o termo médio é predicado em ambas as premissas.
3ª Figura - S/S - o termo médio é sujeito em ambas as premissas.
4ª Figura - P/S - o termo médio é predicado na premissa maior e sujeito na premissa menor.
Assim, a figura do silogismo apresentado no exemplo é a 2ª:(P/P).





EXERCÍCIO: identifique os termos e determine o modo e a figura do seguinte silogismo:


Todos os homens são mortais


Alguns homens são virtuosos


(Logo) alguns virtuosos são mortais







segunda-feira, 8 de outubro de 2007

DOSSIER 11º ANO

DEF: Distribução dos Termos nas Proposições:(da pág.42-43)
Diz-se que um termo está distribuído quando o conceito que o representa, está tomado em toda a sua extensão.

Esquema da Distribuição dos Termos nas Proposições dos tipos:
A, E, I, O - (consultar anotações no caderno diário).

*Apenas nas proposições do tipo E e do tipo I os termos se encontram igualmente distribuídos (nas do tipo E suj.e pred. distribuídos; nas do tipo I suj. e pred. não distribuídos).

EXEMPLOS:

· Prop. Tipo A: Todos os homens são mortais – Suj. distribuído/Pred. não distribuído.
· Prop. Tipo I: Alguns alunos são aplicados – Suj. não distribuído/Pred.não distribuído
· Prop. Tipo E: Nenhum cobarde é corajoso – Suj. distribuído/Pred.distribuído
· Prop. Tipo O: Alguns palhaços não são divertidos- Suj. não distribuído/Pred.distribuído.

EXERCÍCIO:
Analise a distribuição dos termos nas seguintes proposições:
1. Os triângulos são polígonos.
2. Algumas cidades não são pitorescas.
3. Nenhum réptil é mamífero.
4. Alguns frutos são amargos.

Os diferentes tipos de raciocínios : Analogia, Indução e dedução:
(da pág.32-37)

· Estes 3 tipos de raciocínios classificam-se genericamente como Inferências Mediatas: são raciocínios que extraem conclusões a partir de proposições/premissas intermédias que funcionam como antecedentes (como premissas mediadoras).

ANALOGIA
Ex: 1
Ricardo é muito ansioso, reagindo agressivamente a situações de stress
João (gémeo de Ricardo) é igualmente ansioso
Logo, João reagirá tão ansiosa e agressivamente quanto Ricardo, a situações de stress

Ex: 2
O Brasil é um país sul americano socio-culturalmente semelhante a Cuba
Sendo a população de Cuba geralmente alegre,
A população brasileira será tão alegre como a cubana.

Def: de analogia – é o raciocínio em que a partir de certas semelhanças se infere uma conclusão. As conclusões obtidas por analogia poderão ser mais ou menos rigorosas, consoante o grau de maior ou menor semelhança dos casos observados e conforme a verificação das previsões que são feitas.
(É um dos raciocínios mais vulgares, pois utilizam-se quotidianamente raciocínios analógicos que contêm expressões deste tipo: “é semelhante a”…“ é quase tão como...”; “ é igual/parecido a…”, “ é tão quanto…” etc.
Apesar das suas limitações e falta de rigor, reconhece-se a sua importância nos campos da Arte e até da Ciência, uma vez que estimula a imaginação, favorecendo a descoberta.

INDUÇÃO Ex:
O calor dilata o ferro
O calor dilata o mercúrio
O calor dilata o cobre
(O ferro, o mercúrio e o cobre são metais)
Logo, o calor dilata (todos) os metais

Def: de indução – é o raciocínio (inferência) em que o pensamento, partindo de conhecimentos particulares ou menos gerais (casos observados), extrai uma conclusão mais geral ou universal, realizando previsões nem sempre rigorosas e permitindo enunciar probabilidades que, quando comprovadas, se podem converter em leis.
É um raciocínio ascendente pois parte do que é particular e concreto (casos empíricos) para o geral/ universal e abstracto (enunciados gerais ou leis).
Ao realizar frequentemente generalizações abusivas o raciocínio indutivo apresenta falta de rigor : baseia-se no determinismo ao fazer previsões baseadas numa lógica simplista de causas e efeitos nem sempre confirmados. Assume importância na ciência pois permite passar do conhecido ao desconhecido: (permite realizar conjecturas/especulações e formulação de hipóteses)

DEDUÇÃO Exs:

Todos os homens são racionais
Sócrates é homem
_______________________
Logo, Sócrates é racional



Todos os chineses são orientais
Alguns homens são chineses
____________________________
Logo, alguns homens são orientais


Def: de dedução – é o raciocínio ( inferência) mais estudado na Lógica.
É a operação pela qual o entendimento extrai necessária e logicamente uma proposição (conclusão), a partir de proposições antecedentes ( premissas).
Ao contrário da indução, os raciocínios dedutivos partem de enunciados mais gerais ou universais, para proposições mais particulares. Trata-se de um processo descendente, em que do universal/abstracto se faz derivar o particular/empírico.
· Em regra, nos argumentos válidos, a partir da verdade de uma proposição universal (antecedente), infere-se a verdade de uma proposição particular (consequente) que dela derivou logicamente.
· Existem pelo menos 2 tipos específicos de dedução: a dedução lógica silogística (os silogismos que são raciocínios lógico-dedutivos) e a dedução matemática (baseada em demonstrações de axiomas).

· Apesar deste tipo de raciocínio não possibilitar a descoberta de novos conhecimentos, uma vez que se parte de premissas conhecidas para uma conclusão que delas derivou logicamente, é um procedimento racional de grande utilidade para a ciência e para o conhecimento em geral, já que garante o correcto funcionamento do pensamento, o seu rigor e solidez formal (validade).