terça-feira, 9 de outubro de 2007

Dossier 11º Ano / Silogismos



COMPOSIÇÃO DOS SILOGISMOS:

Os silogismos são argumentos dedutivos (dedução silogística). Compõem-se por 2 premissas e uma conclusão que, em caso de validade do raciocínio, deriva logicamente das proposições antecedentes.Existe, portanto, um nexo formal entre as premissas e a conclusão quando o argumento é válido.
A premissa maior contém o termo maior e é a 1ª premissa.
A premissa menor: termo menor e é a 2ª premissa.

TERMOS DOS SILOGISMOS:
Um silogismo válido, regular e na sua forma canónica contém 3 termos:
O termo maior (T) - é aquele que ocorre na premissa maior e é predicado na conclusão.
O termo menor (t) - é aquele que ocorre na premissa menor e é sujeito na conclusão.
O termo médio (M) - é aquele que ocorre nas premissas e nunca ocorre na conclusão.

MODO DOS SILOGISMOS:
O modo de um silogismo é determinado pela qualidade e extensão das proposições que o compõem ( premissas e conclusão).
Exemplo:
Nenhum herói é cobarde
Alguns soldados são cobardes
(Logo) alguns soldados não são heróis

Neste exemplo o termo maior (T) é heróis
O termo menor (t) é soldados
O termo médio (M) é cobardes


Por sua vez, o modo deste silogismo é: E I O

(letras que correspondem ao tipo de proposições que o constituem: uma universal negativa, uma particular afirmativa e uma particular negativa).

FIGURA DOS SILOGISMOS:
A figura de um silogismo é determinada pela ocorrência e funções do termo médio (M) nas premissas.
Assim,existem 4 figuras possíveis:
1ª Figura - S/P - o termo médio é suj. na premissa maior e pred. na premissa menor.
2ª Figura - P/P - o termo médio é predicado em ambas as premissas.
3ª Figura - S/S - o termo médio é sujeito em ambas as premissas.
4ª Figura - P/S - o termo médio é predicado na premissa maior e sujeito na premissa menor.
Assim, a figura do silogismo apresentado no exemplo é a 2ª:(P/P).





EXERCÍCIO: identifique os termos e determine o modo e a figura do seguinte silogismo:


Todos os homens são mortais


Alguns homens são virtuosos


(Logo) alguns virtuosos são mortais







8 comentários:

SomenteMaisUmaVerdade disse...

Boa Tarde , Prof. Ana Carrasquinho!
É o aluno Daniel do 11ºA. Já estive a ler o Dossier 11ºano / Silogismos e está muito bom! E também já fiz o exercício ;)!
Um resto de um bom fim-de-semana!

Clepsidra disse...

É sempre motivo de satisfação para um professor quando verifica que o seu trabalho e dedicação foram compensados. Fico feliz por saber que esta plataforma de comunicação tem sido utilizada, com proveito, por alguns alunos. Quero no entanto estimular uma maior e mais assídua utilização por parte de todos; só assim serão plenamente atingidos os objectivos a que me propus quando este "Blog" foi criado.Aguardo, portanto maior utilização desta plataforma e mais comentários da vossa parte.

Mestre disse...

Boa tarde! Já há bastante tempo que não aparecia por estas bandas... Mas arrependo-me de não o ter feito mais vezes. Já fui ver as regras dos silogismos, os termos, modos, e figuras e também já aproveitei aqui alguns exercícios para estudar para o teste de Segunda! xD Deram bastante jeito!
Obrigado, à Prof. Ana Carrasquinho, por perder tempo, com esta "malta" que a chateia de vez em quando, ao nos fornecer esta plataforma adicional. =P
Até Segunda!

Dante disse...

Boa noite, passei por este blog só para rever a matéria já sabida, consegui "sacar" maior informação deste blog da que tinha anteriormente na minha mente e consegui fazer os exercícios sem qualquer problema (do blog), espero que o teste de amanha seja fácil e acessível e que consiga fazer bem, para ver se consigo tirar uma boa nota. Este blog está muito bom, obrigado por dedicar o pouco do seu tempo para fazer e actualizar este blog, que tem por objectivo ajudar os alunos!
Eu sinceramente já estudei tanto isto que já nem sei o que é que ei de estudar mais, porque já estou farto de estudar sempre o mesmo e a rever sempre a mesma matéria.
Aluno Miguel Nunes 11ºA

TelmaFerreira disse...

Boa tarde.

Depois de ter lido isto e de ter feito o exercicio dado, admito que fiquei a perceber a matéria, sou aluna do 11º ano, de uma escola em espinho e admito q filosofia a mim passa-me ao lado, mas tento ser boa aluna, e é o q acontece, mas nao gosto de filosofia.

O que publicou no blog foi uma grande ajuda pois tenho teste no dia 9 de dezembro e ainda n peguei nos livros.


Mt obrigada :D

Nuno Maciel disse...

Aiiiiii eu odeio a filosifia! eheh

Há alguma maneira de se aprender filosofia assim de repente sem se passarem horas a fio a 'marrar'?

Amanhã tenho teste sobre a argumentação e a publicidade ou lá o que é e não entendo nada disto.. xD

Acho que está na hora de parar de pensar no protesto à Sra Dona Ministra da Educação e começar a pensar num à Filosofia em si.. xD

Ahahahh..

Seja como for, a ver se não tiro negativa.. =P

Não sei de onde são, nomeadamente a Sra Professora (Ana Carrasquinho?) que me parece ser boa professora e dedicada, mas fica o meu contentamento com este blog, que sinceramente não me sinto com coragem de ler os artigos à procura do que pretendo, que me parece até nem haver.. =S

Seja como for, sou aluno de uma escola do distrito de Coimbra, Escola Secundária da Lousã, sita na Vila da Lousã ^^ - 11º Ano.

Cumprimentos.

Furnas disse...

Boa noite, estou à procura de uma professora de Filosofia chamada Ana Maria Vicente Carrasquinho, que estudou na faculdade de Letras de Lisboa, penso que em 78/79, com uma açoriana chamada Conceição Mendonça, que gostaria de voltar a entrar em contacto com ela. Se fizer parte deste blog ou se alguém lhe pudesse transmitir esta mensagem, agradecia que me contactassem para o mail sarafurnas@gmail.com.
Cumprimentos

Wpinto disse...

Boa Noite Dra

sera possivel representar um sologismo numa tabela te verdade? se possivel deme-me alguns exemplos. desde ja agradeço pelas maravolhosas postagens.