quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Regras dos Silogismos : Fado do Silogismo(Mnemónica)




Agora que acabámos de aprender as regras para a determinação da validade dos silogismos e sua aplicação na resolução de exercícios, apresento-vos uma mnemónica que intitulei "fado do silogismo" e que pretende, como todas as mnemónicas, facilitar a apreensão do conteúdo das regras. A letra deste "fado" ou "canção" pode ser memorizada através de qualquer música que a ela se adapte. Aqui vai uma sugestão:
Experimentem fixar as regras com a música do Fado de Carlos do Carmo: " Canoa".
Fado do Silogismo:
1ª regra: 3 termos e só 3 termos o silogismo terá
2ª regra: mais amplo do que nas premissas, nenhum dos termos será
3ª regra: o médio no consequente, não tem entrada legal
4ª regra: uma vez, pelo menos, tem de ser universal
6ª regra: se cada premissa afirma, a conclusão também
7ª regra: a conclusão segue a mais fraca
5ª e 8ª regras: duas fracas não convém.
Espero que esta mnemónica vos ajude no vosso estudo . Bom Trabalho!

6 comentários:

JoaoB disse...

boa tarde, professora Ana Carrasquinho.
Tendo algumas duvidas na resolução do ultimo exercicio que foi mandado para casa, aproveitei para vir ao blog para tentar esclarecer as minhas duvidas. Agradeço o excelente trabalho que está a fazer.
Cumprimentos:
João Belbut

Cátia e Gisela disse...

Professora Ana Carrasquinho acho que todos os alunos so lhe têm que agradecer pelo excelente trabalho que tem feito neste blog, imagino que tenha imensas coisas para fazer e mesmo assim arranja um tempinho para postar a matéria e propor alguns exercicios (desde já lhe digo que já realizei todos). Não tenho tido muitas duvidas com a matéria que estamos a dar, mas isto das regras é que acho um bocado mais complicado, porque são muitas. No entanto espero que o seu "fadinho" me ajude. Mais uma vez obrigado pelo seu esforço e dedicação.

Ass. Gisela Quirino 11ºA

Inês A.M. disse...

Boas. Como a stora decerto sabe, eu sou um pouco distraida e, embora já estivesse para visitar o seu maravilhosamente estruturado blog, apenas agora o fiz. Mas, apesar de atrasada, devo admitir que o achei bastante interessante e com a matéria exposta de maneira a que seja fácil compreender os conceitos tão esplendidamente ensinados pela denominada professora durante o horário lectivo.
Felicito-a então pelo seu esforço e continue stora!
Que era de nós sem si???

Inês 11º A =P

Carina Ramalho disse...

Boa noite professora Ana Carrasquinho. Finalmente resolvi passar no seu blog depois de alguns tempos sem o fazer...e bem que me arrependo. Sem dúvida que é de valorizar este apoio que fornece aos alunos pela internet, pois afinal há sempre algo que não entra durante as aulas e aqui temos um óptimo sítio para esclarecer dúvidas de forma simples, rápida e mesmo divertida. Os meus parabéns e um grande Obrigada.

Carina Ramalho 11ºA

t'@muh disse...

bom dia prof...

Estava a rever matéria e confesso que os conteudos que tem colocado no blog é uma grande ajuda para todos os alunos... Deve fazer um esforço enorme para o fazer, mas eu penso que todos os alunos que visitarem este blog (alunos de todo o mundo) devem conseguir consiliar a matéria de uma forma muito mais facil e divertida. O método que a stora adotou é muito apelativo. Em nome de todos os alunos lhe agradeço!

Cátia Corado 11ºB

P.s.: professora não desanime com a nossa turma...eles são um pouco competitivos criando assim um muro talvez sem se aperceberem...

Pedro disse...

Apesar de admirar as suas publicações, convém respeitar as fontes... O fado do silogismo faz parte do manual dos anos 90 da autoria de Alfredo Reis e Mário Pissara... A eles se deve essa designação...