quarta-feira, 14 de maio de 2008

Exposição Ideário: um Projecto que deu corpo às Ideias...


Desta vez, o desafio parecia maior do que no ano lectivo anterior. Já não se tratava de expor ideias exploradas no âmbito do Programa e de as tornar visíveis, mas de as materializar, convertendo-as em objectos palpáveis, que pudessem evidenciar as potencialidades criativas de uma aprendizagem que procurou investir na pesquisa, na reflexão e na imaginação colectiva de grupos de trabalho verdadeiramente motivados na partilha de ideias e de um Projecto comum.
Resta-me deixar um agradecimento sincero a todos os alunos que me acompanharam neste Projecto e que assim, mais uma vez, dignificaram a disciplina de Filosofia ao tornarem realidade aquilo que, inicialmente, seria "apenas" utopia.
Esta (a Filosofia) esforça-se, quotidianamente, por revelar aos jovens o valor e a importância intrínseca de todos os saberes, tendo a esperança que a maturação do conhecimento e da própria vivência lhes revele, ainda que mais tarde, o valor intrínseco e o papel único da Filosofia no contexto escolar mas também e sobretudo, no contexto da vida.
Com uma amizade sincera e um abraço fraterno , faço votos que o Futuro vos reserve a graça de saber ultrapassar todos os obstáculos, mesmo aqueles que pareçam, à partida, intransponíveis.

2 comentários:

A. Peguinho disse...

Acredito que todoso os que se deparam pela 1ª vez com uma nova disciplina introduzida no 10º ano- A Filosofia- a considerem desgastante, chata e inútil. Eu próprio pensava assim, julgava que era à base de decorar toda a matéria de alto a baixo das páginas do caderno e das fichas de resumo entregues pela stora Ana Carrasquinho e por vezes os testes não saíam lá muito bem, além de que a distracção diária era tambén um elemento a ter em conta na minha avaliação. A meio do 11º a atenção nas aulas melhora minimamente e comecei a perceber e na minha opinião, a filosofia não é a base de decorar mas sim à base de perceber. Quando decoramos sem perceber nao entendemos o seu verdadeiro significado.
Agora que olho para trás lamento-me por não ter conseguido perceber isso mais cedo, e não ter aproveitado desde o ínicio. A partir das diferentes matérias desde o conceito de lógica, passando pela Retória, pelo Racionalismo/Empirismo e acabando na manipulação genética e na cidadania, aprendi e formei a opinião de que a humanidade evoluíu ao longo dos tempos principalmente graças à filosofia. A ciência ,por exemplo, não evoluía se não fosse constituída por uma vertente filosófica, isto é, toda e qualquer ciência necessita ,além da utilização do método experimental, de uma reflexão.
Resumindo queria dizer com esta cangalhada toda que apesar dos comentários da boca para fora, se pensarmos bem, a filosofia constitui um papel importante nas nossas vidas, pois orienta os nossos pensamentos e acções ao longo de toda uma vida!

Furnas disse...

Boa noite, estou à procura de uma professora de Filosofia chamada Ana Maria Vicente Carrasquinho, que estudou na faculdade de Letras de Lisboa, penso que em 78/79, com uma açoriana chamada Conceição Mendonça, que gostaria de voltar a entrar em contacto com ela. Se fizer parte deste blog ou se alguém lhe pudesse transmitir esta mensagem, agradecia que me contactassem para o mail sarafurnas@gmail.com.
Cumprimentos