quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Princípios do raciocínio lógico: Identidade, Não Contradição e Terceiro Excluído

OS PRINCÍPIOS DO RACIOCÍNIO LÓGICO:

Além da validade como critério fundamental da Lógica, esta ciência contempla alguns princípios básicos que garantem o rigor e a coerência do pensamento e do discurso (expressão verbal do pensamento).

1º Princípio da Identidade determina que todo o ser é igual a si próprio: (X = X); (A = A); “ uma girafa é uma girafa”- uma girafa é igual a si mesma.

2º Princípio de não Contradição
determina que proposições contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo: (se X é Verdadeiro, ~ X é Falso) e vice-versa.
“ Uma girafa não é uma não girafa e uma não girafa não é uma girafa”.

3º Princípio do terceiro excluído determina que uma proposição ou é verdadeira ou é falsa, não havendo terceira possibilidade ou meio termo: ( se X é Verdadeiro, não pode ser simultaneamente falso) e vice-versa.
“ Entre um ser que é uma girafa e um ser que não é uma girafa, não existe terceira possibilidade ou meio termo: não existem “camelogirafas” ou “ patogirafas”→ esta 3ª hipótese está excluída.

7 comentários:

Anônimo disse...

mas não era 10 só tem 3

David Luz disse...

10 é a CATEGORIA DO SER, SE BEM QUE NA VERDADE, COSTUMA-SE UTILIZAR APENAS 8 DAS 10 CATEGORIAS DO SER, VISTO QUE AS DUAS ÚLTIMAS NÃO CABEM SEMPRE EM TODAS AS INVESIGAÇÕES.

Unknown disse...

É a 10ª postagem pessoal. So isso.

VANDO JUVENAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VANDO JUVENAL disse...

Considero válido e mais favorável à clareza do argumento que a expressão "não girafa" seja hifenizada" (não-girafa), inclusive pelo fato de o advérbio de negação ocorrer nas sentenças explicatórias na exposição, aqui feita, sobre o princípio de não-contradição, fora dessa expressão de caráter ôntico.

Unknown disse...

Segundo a minha fraca maneira e humilde de entender os três princípios em referência são de carácter importância e complementam-se.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.