quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Elementos básicos do Pensamento e suas correspondências lógicas












Quando nos interrogamos sobre: “o que é pensar?” desconstruímos o pensamento nestes 3 elementos básicos conceito, juízo e raciocínio.

Def: O Conceito → é a noção mental, abstracta e geral que reúne as características comuns dos seres/objectos da mesma espécie, permitindo distingui-los dos seres/objectos de outras espécies.

nota: pensamos a partir de conceitos e estes são essenciais para a construção de qualquer definição. Todo o conhecimento, científico ou não, opera a partir de conceitos. Existem conceitos simples e compostos. São exemplo de conceitos compostos os seguintes: arco-íris; porta-chaves; louva-a-deus, etc.

São exemplo de conceitos simples as seguintes noções: mamífero, planta, planeta, mineral, lápis, computador, pessoa, animal, etc.

Def: O Juízo → é o acto/operação mais simples do pensamento e resulta da relação/associação entre dois ou mais conceitos.

Exs: “ o cão é vertebrado”; “ os homens são mortais”; “ a Primavera é bonita”. → nestes juízos estabeleceu-se uma relação de conveniência entre o sujeito e o predicado: são, por isso, juízos afirmativos; existem, porém, outros juízos em que o predicado não convém ao sujeito → esses são juízos negativos. São exemplos de juízos negativos os seguintes: “ Júpiter não é um satélite da Terra”; “ o triângulo não é um hexágono”; “ os honestos não são vigaristas”, etc.

Def: O raciocínio → é a operação mais complexa do entendimento e resulta da associação entre 2 ou mais juízos, inferindo (extraindo) uma conclusão lógica e necessária. O raciocínio é a operação mental que permite passar de uma ideia a outra, extrair um juízo (conclusão) de outros juízos.



Ex: Todos os planetas são astros
Saturno é um planeta
(logo) Saturno é um astro


( nota: existem diferentes tipos de raciocínios)

CORRESPONDÊNCIAS LÓGICAS DOS ELEMENTOS DO PENSAMENTO:

A cada um destes elementos (conceito, juízo e raciocínio) corresponde, na linguagem lógica, a respectiva expressão verbal:
Ao Conceito corresponde o Termo → (o termo é a expressão verbal de um conceito).
Ao Juízo corresponde a Proposição → (a proposição é a expressão verbal de um juízo).
Ao Raciocínio corresponde o Argumento → (o argumento é a expressão verbal de um raciocínio).

nota: Assim, na linguagem lógica, utilizam-se as noções de “termo proposição e argumento”.

Um comentário:

Unknown disse...

Um blog com utilidade