quarta-feira, 14 de maio de 2008

Exposição Ideário: um Projecto que deu corpo às Ideias...


Desta vez, o desafio parecia maior do que no ano lectivo anterior. Já não se tratava de expor ideias exploradas no âmbito do Programa e de as tornar visíveis, mas de as materializar, convertendo-as em objectos palpáveis, que pudessem evidenciar as potencialidades criativas de uma aprendizagem que procurou investir na pesquisa, na reflexão e na imaginação colectiva de grupos de trabalho verdadeiramente motivados na partilha de ideias e de um Projecto comum.
Resta-me deixar um agradecimento sincero a todos os alunos que me acompanharam neste Projecto e que assim, mais uma vez, dignificaram a disciplina de Filosofia ao tornarem realidade aquilo que, inicialmente, seria "apenas" utopia.
Esta (a Filosofia) esforça-se, quotidianamente, por revelar aos jovens o valor e a importância intrínseca de todos os saberes, tendo a esperança que a maturação do conhecimento e da própria vivência lhes revele, ainda que mais tarde, o valor intrínseco e o papel único da Filosofia no contexto escolar mas também e sobretudo, no contexto da vida.
Com uma amizade sincera e um abraço fraterno , faço votos que o Futuro vos reserve a graça de saber ultrapassar todos os obstáculos, mesmo aqueles que pareçam, à partida, intransponíveis.

3 comentários:

A. Peguinho disse...

Acredito que todoso os que se deparam pela 1ª vez com uma nova disciplina introduzida no 10º ano- A Filosofia- a considerem desgastante, chata e inútil. Eu próprio pensava assim, julgava que era à base de decorar toda a matéria de alto a baixo das páginas do caderno e das fichas de resumo entregues pela stora Ana Carrasquinho e por vezes os testes não saíam lá muito bem, além de que a distracção diária era tambén um elemento a ter em conta na minha avaliação. A meio do 11º a atenção nas aulas melhora minimamente e comecei a perceber e na minha opinião, a filosofia não é a base de decorar mas sim à base de perceber. Quando decoramos sem perceber nao entendemos o seu verdadeiro significado.
Agora que olho para trás lamento-me por não ter conseguido perceber isso mais cedo, e não ter aproveitado desde o ínicio. A partir das diferentes matérias desde o conceito de lógica, passando pela Retória, pelo Racionalismo/Empirismo e acabando na manipulação genética e na cidadania, aprendi e formei a opinião de que a humanidade evoluíu ao longo dos tempos principalmente graças à filosofia. A ciência ,por exemplo, não evoluía se não fosse constituída por uma vertente filosófica, isto é, toda e qualquer ciência necessita ,além da utilização do método experimental, de uma reflexão.
Resumindo queria dizer com esta cangalhada toda que apesar dos comentários da boca para fora, se pensarmos bem, a filosofia constitui um papel importante nas nossas vidas, pois orienta os nossos pensamentos e acções ao longo de toda uma vida!

Furnas disse...

Boa noite, estou à procura de uma professora de Filosofia chamada Ana Maria Vicente Carrasquinho, que estudou na faculdade de Letras de Lisboa, penso que em 78/79, com uma açoriana chamada Conceição Mendonça, que gostaria de voltar a entrar em contacto com ela. Se fizer parte deste blog ou se alguém lhe pudesse transmitir esta mensagem, agradecia que me contactassem para o mail sarafurnas@gmail.com.
Cumprimentos

Vitor Guerreiro disse...

Sou o Vítor Guerreiro. Fiz o ensino secundário na escola sec de santo andré, no Barreiro, a minha terra natal. Em 1997 entrei para filosofia na FLUL e hoje faço o doutoramento no Porto, na FLUP, também em filosofia. Sou também tradutor de filosofia.
Em Dezembro, numa visita à terra, encontrei a minha professora de filosofia do secundário, no forum barreiro, depois de uma visita à bertrand, mas não houve grande oportunidade de falarmos, em parte porque me pareceu ocupada com outros assuntos.

tentei ver o contacto na pagina da essa, mas o melhor que consegui foi vir dar a este blogue. Se pertencer à mesma pessoa... fica aqui o meu contacto. Tanta coisa mudou desde aquele tempo! Seria interessante trocar impressões depois de tantas mudanças, tantas leituras, tantas transformações, desde aqueles dias.

Outro professor que lembro com carinho foi no 10º ano, Jorge Fernandes. Mas suponho que já não dê aulas na essa há muito. Em todo o caso, talvez frequente este blogue, com sorte.

cumprimentos e um abraço a todos

VG