quinta-feira, 3 de maio de 2007

Informações / Notícias


Na senda do Rock

Faleceu aos 60 anos o fundador de uma das Maiores Bandas do Rock:
Os "Pink Floyd"


No dia 7 de Julho de 2006, Syd Barret entrou definitivamente no panteão dos anjos caídos do rock. Há 32 anos que era uma assombração, uma imagem suspensa no tempo, uma cara que não envelhecia, o eterno « golden boy» do psicadelismo inglês . Há 32 anos que estava morto para o mundo, sujeito de verbos apenas conjugados no passado, protagonista de uma história com princípio, meio e fim, à qual apenas se ia adiando o pormenor da data da sua morte física.

Barret é a matéria perfeita para os mitos de que se alimenta a indústria do rock. A sua carreira durou apenas 9 anos , desde a fundação dos Pink Floyd, em 1965, até à última vez que entrou num estúdio, em 1974

( já não subia a um palco desde 1972), durante os quais criou cerca de 60 músicas; nesse período editou cerca de três singles com os Pink Floyd e dois albúns a solo. Depois enlouqueceu e retirou-se para casa.

Nunca atendeu quem lhe bateu à porta, não deu um autógrafo ou uma entrevista, nunca mais compôs uma nota. Nascia a lenda do fundador dos Pink Floyd, génio musical absoluto, vítima do LSD.

à medida que o grupo inglês se foi tornando um dos maiores e mais importantes da música do séc. XX, a lenda do seu fundador foi ganhando maior expressão.

O próprio grupo muito contribuiu para isso. Numa entrevista Roger Waters resumia assim a vida do grupo pós Barret: « Syd still haunts us». O vazio que a ausência de Barret constituia para o grupo começou a ser totalmente assumido em 1975 , quando Waters escreveu « Shine on you Crazy Diamond», para o albúm Wish you Were Here , que constituiu uma sentida homenagem do grupo ao seu primeiro líder. Essa canção narra a história: o brilhantismo do jovem músico, os primeiros sinais de alienação ( loucura) , as razões da queda, a pressão da fama e a mistura fatal de esquizofrenia com o consumo de LSD.

Roger Keith, « Syd» Barret nasceu em Cambridge a 6 de Janeiro de 1946. Na adolescência tocou em grupos de blues até ir para Londres, em 1964, estudar numa escola de artes. Foi aí que no ano seguinte formou uma banda com um amigo de Cambridge, Roger Waters, e dois músicos que frequentavam arquitectura com Waters, Nick Mason e Rick Wright. Nasciam os Pink Floyd , baptizados por Barret a partir do nome de dois bluesmen, Pink Anderson e Floyd Council.

( Texto original de Rui Tentúgal)




Nenhum comentário: